E.E.D.
IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª
JOANA DARC
BIOLOGIA
– 1 ANO “E”
seres
vivos e suas interações
·
Cadeia e teia alimentar
·
Níveis tróficos
·
Ciclos biogeoquímicos: deslocamentos do carbono,
oxigênio e nitrogênio
PESQUISE
OS TRÊS TEMAS ACIMA, ESCREVA OU DIGITE;
RESPONDA
AS ATIVIDADES
E.E.D. IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª JOANA DARC
CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS, CALÇADOS E
ACESSORIOS EM GERAL (BOLÇAS, BIJOTERIAS, ETC.)
Contextos e práticas
A customização permite que a moda seja uma escolha e não uma
imposição, libertando o indivíduo da obrigação de construir sua identidade a
partir de opções previamente formadas. Percebendo isso, dentro de cada segmente
que cada equipe iniciou em sala de aula, pesquise e registre de forma CONTEXTUALIZADA,
criativa e em forma de DESENHO, o que cada equipe irá desenvolver em sala de
aula. Colocar o nome de cada um do grupo.
E.E .D.
IDALINA MACEDO C. SODRÉ
PROVA
OFICIAL DE BIOLOGIA – 1º BIMESTRE 1ºANO:___
DATA: __/__/__
RESPONDER
DE CANETA AZUL OU PRETA.
NOME:______________________________
Nº:___ NOTA: ____ Profª: Joana
1- Um agricultor, que
possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios
problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor,
ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado
pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que
passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois
da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos,
destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:
Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:
2. As teias
alimentares, diferentemente das cadeias tróficas, representam todas as relações
alimentares existentes em um ecossistema. Diante disso, os organismos em uma
teia podem assumir diferentes níveis tróficos. Entretanto, os organismos
autotróficos sempre ocupam o nível de:
a) decompositores b) produtores c) consumidores primários d) consumidores
3. As teias alimentares, assim como as
cadeias alimentares, possuem diferentes níveis tróficos. A principal diferença,
no entanto, é que organismos podem ocupar diferentes níveis em uma teia
alimentar. A respeito das teias, marque a alternativa incorreta:
a) A teia alimentar pode ser definida
como um conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema.
b) Na representação de uma teia
alimentar, muitas vezes, não são citados os decompositores, pois eles agem em
todos os níveis.
c) Nas teias alimentares, o consumidor
secundário pode ocupar também a posição de consumidor quartenário, por exemplo.
d) Nas teias alimentares, a
representação das relações alimentares segue uma sequência linear.
5. Responda:
a) De onde os organismos retiram as substâncias necessárias
para aumentar sua massa?
b) Defina clorofila e exemplifique.
...
E.E.D.
IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª
JOANA DARC
BIOLOGIA
– 2 ANO “D” e “E”
NOME, Nº
E SÉRIE DO ALUNO
Organização
celular e funções vitais básicas
·
A organização celular da vida: a organização e o
funcionamento dos tipos básicos de células (Animal, vegetal, bacteriana e
viral)
Obs.: Aproveitem as imagens que vocês
pesquisaram durante as aulas.
·
As funções vitais básicas:
Ø Papel
da membrana na interação entre ambiente e célula: tipos de transporte;
Ø Processos
de obtenção de energia pelos sistemas vivos: fotossíntese e respiração celular;
Ø Mecanismo básico de reprodução das células:
mitose;
Ø Mitoses descontroladas: cânceres;
Ø Medidas
preventivas e contra o risco de câncer e tecnologias aplicadas a seu
tratamento.
PESQUISE
OS TEMAS ACIMA, ESCREVA OU DIGITE
RESPONDA AS
ATIVIDADES:
1) Sabemos que as células vegetal e animal apresentam algumas
diferenças básicas entre si. A presença de plastos, por exemplo, é uma
característica típica da célula vegetal. Baseando-se nos seus conhecimentos
sobre os plastos, marque a alternativa incorreta:
a) Plastos
relacionam-se com a fotossíntese.
b) Alguns plastos
acumulam carotenoides.
c) Os plastos relacionam-se
com o equilíbrio osmótico.
d) O cloroplasto é
um exemplo de plasto.
e) Plastos que não
possuem pigmento são denominados leucoplastas.
2) As células
são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não
sendo
encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer
que as células
são formadas por membrana plasmática, citoplasma e
núcleo.
Entretanto, nem todas as células possuem núcleo organizado,
recebendo o
nome de:
a) células
eucarióticas b) células procarióticas
c) células autotróficas d) células heterotróficas.
3) A célula vegetal
apresenta algumas estruturas que permitem distingui-la de uma célula animal.
Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que encontramos apenas
estruturas ausentes em uma célula animal.
a) Plastos, parede celular e lisossomo.
b) Cloroplastos, lisossomos e vacúolos.
c) Parede celular, plastos e vacúolos.
d) Cloroplasto, mitocôndrias e vacúolos.
4) (FEI-SP) Numa célula
de planta frutífera, vista ao microscópio, observaram-se várias organelas,
exceto:
a) mitocôndrias b) ribossomos c) complexo de Golgi e) centríolos.
5) (MACKENZIE)
Assinale a alternativa que apresenta estruturas encontradas em todos os tipos
de células.
a) núcleo,
mitocôndrias e ribossomos
b) parede celular, ribossomos e nucléolo
c) centríolo, complexo de Golgi e núcleo
d) ribossomos, membrana plasmática e hialoplasma
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IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
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JOANA DARC
BIOLOGIA
– 3 ANO “E”
NOME, Nº
E SÉRIE DO ALUNO
O desafio
da classificação biológica:
·
Principais critérios de classificação, regras de
nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas atualmente;
·
Taxionomia e conceito de espécie;
·
Caracterização geral dos cinco reinos: nível de
organização, obtenção de energia, estruturas significativas, importância
econômica e ecológica;
·
Relações de parentesco entre diversos seres
vivos: árvores filogenéticas.
PESQUISE
OS TEMAS ACIMA, ESCREVA OU DIGITE.
RESPONDA AS ATIVIDADES:
1)
(UFAM) A ciência agrupa os seres vivos conforme as
características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um
subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades
ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída,
em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:
A) reino ou divisão, filo,
classe, ordem, família, espécie e variedade.
B) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.
C) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.
D) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
E) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.
B) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.
C) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.
D) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
E) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.
2) (UFPB) Considerando-se as características gerais
dos indivíduos dos reinos Monera, Fungi e Protista,
é correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):
A) monera, existem organismos eucariontes.
B) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
C) protista, não existem organismos eucariontes.
D) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
E) monera, existem organismos fotossintetizantes.
A) monera, existem organismos eucariontes.
B) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
C) protista, não existem organismos eucariontes.
D) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
E) monera, existem organismos fotossintetizantes.
3) (CESMAC/2019-2) Considerando os conhecimentos de
taxonomia, é correto afirmar que as regras de nomenclatura binomial de Lineu
estabelecem que
A) o gênero pode ser indicado sem se referir a uma espécie em particular.
B) para se referir a várias espécies de um gênero, pode se usar “sp.”, após a denominação da família.
C) pode-se escrever o nome da espécie sozinho quando o gênero não for conhecido.
D) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em grego.
E) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em itálico e sublinhados.
A) o gênero pode ser indicado sem se referir a uma espécie em particular.
B) para se referir a várias espécies de um gênero, pode se usar “sp.”, após a denominação da família.
C) pode-se escrever o nome da espécie sozinho quando o gênero não for conhecido.
D) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em grego.
E) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em itálico e sublinhados.
4)
Explique o que é especiação e qual é a relação desse processo com a
teoria de Darwin.
5)
Faça uma tabela comparando as principais teorias evolutivas estudadas
nesta unidade, mostrando as semelhanças e diferenças entre elas.
6)
Qual a importância de um sistema de classificação para o
desenvolvimento da Ciência?
7)
Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete
categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente
essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais
restrita.
a)
Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino
– filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.
c)
Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie.
d) Reino – filo – classe – ordem –
família – gênero – espécie
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