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quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atividade para os alunos da Professora Joana Darc


E.E.D. IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª JOANA DARC
BIOLOGIA – 1 ANO “E”
seres vivos e suas interações
·         Cadeia e teia alimentar
·         Níveis tróficos
·         Ciclos biogeoquímicos: deslocamentos do carbono, oxigênio e nitrogênio
PESQUISE OS TRÊS TEMAS ACIMA, ESCREVA OU DIGITE;
RESPONDA AS ATIVIDADES





E.E.D. IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª JOANA DARC

CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS, CALÇADOS E ACESSORIOS EM GERAL (BOLÇAS, BIJOTERIAS, ETC.)
Contextos e práticas
A customização permite que a moda seja uma escolha e não uma imposição, libertando o indivíduo da obrigação de construir sua identidade a partir de opções previamente formadas. Percebendo isso, dentro de cada segmente que cada equipe iniciou em sala de aula, pesquise e registre de forma CONTEXTUALIZADA, criativa e em forma de DESENHO, o que cada equipe irá desenvolver em sala de aula. Colocar o nome de cada um do grupo.






E.E .D. IDALINA MACEDO C. SODRÉ                                                                                       
PROVA OFICIAL  DE BIOLOGIA – 1º BIMESTRE  1ºANO:___    DATA:  __/__/__
RESPONDER DE CANETA AZUL OU PRETA.
NOME:______________________________ Nº:___    NOTA: ____  Profª: Joana



1- Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento.
Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por: 


2. As teias alimentares, diferentemente das cadeias tróficas, representam todas as relações alimentares existentes em um ecossistema. Diante disso, os organismos em uma teia podem assumir diferentes níveis tróficos. Entretanto, os organismos autotróficos sempre ocupam o nível de:
a) decompositores   b) produtores   c) consumidores primários d) consumidores
3. As teias alimentares, assim como as cadeias alimentares, possuem diferentes níveis tróficos. A principal diferença, no entanto, é que organismos podem ocupar diferentes níveis em uma teia alimentar. A respeito das teias, marque a alternativa incorreta:
a) A teia alimentar pode ser definida como um conjunto de cadeias alimentares de um ecossistema.
b) Na representação de uma teia alimentar, muitas vezes, não são citados os decompositores, pois eles agem em todos os níveis.
c) Nas teias alimentares, o consumidor secundário pode ocupar também a posição de consumidor quartenário, por exemplo.
d) Nas teias alimentares, a representação das relações alimentares segue uma sequência linear.
5. Responda:
a) De onde os organismos retiram as substâncias necessárias para aumentar sua massa?
b) Defina clorofila e exemplifique.
...
E.E.D. IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª JOANA DARC
BIOLOGIA – 2 ANO “D” e “E”
NOME, Nº E SÉRIE DO ALUNO
Organização celular e funções vitais básicas
·         A organização celular da vida: a organização e o funcionamento dos tipos básicos de células (Animal, vegetal, bacteriana e viral)
Obs.: Aproveitem as imagens que vocês pesquisaram durante as aulas.

·         As funções vitais básicas:
Ø  Papel da membrana na interação entre ambiente e célula: tipos de transporte;
Ø  Processos de obtenção de energia pelos sistemas vivos: fotossíntese e respiração celular;
Ø   Mecanismo básico de reprodução das células: mitose;
Ø   Mitoses descontroladas: cânceres;
Ø  Medidas preventivas e contra o risco de câncer e tecnologias aplicadas a seu tratamento.

PESQUISE OS TEMAS ACIMA, ESCREVA OU DIGITE

















RESPONDA AS ATIVIDADES:
1) Sabemos que as células vegetal e animal apresentam algumas diferenças básicas entre si. A presença de plastos, por exemplo, é uma característica típica da célula vegetal. Baseando-se nos seus conhecimentos sobre os plastos, marque a alternativa incorreta:
a) Plastos relacionam-se com a fotossíntese.
b) Alguns plastos acumulam carotenoides.
c) Os plastos relacionam-se com o equilíbrio osmótico.
d) O cloroplasto é um exemplo de plasto.
e) Plastos que não possuem pigmento são denominados leucoplastas.
2) As células são os componentes fundamentais de todos os seres vivos, não
sendo encontradas apenas nos vírus. Algumas pessoas costumam dizer
que as células são formadas por membrana plasmática, citoplasma e
núcleo. Entretanto, nem todas as células possuem núcleo organizado,
recebendo o nome de:
a) células eucarióticas       b) células procarióticas
 c) células autotróficas      d) células heterotróficas.
3) A célula vegetal apresenta algumas estruturas que permitem distingui-la de uma célula animal. Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que encontramos apenas estruturas ausentes em uma célula animal.
a) Plastos, parede celular e lisossomo.
b) Cloroplastos, lisossomos e vacúolos.
c) Parede celular, plastos e vacúolos.
d) Cloroplasto, mitocôndrias e vacúolos.
4) (FEI-SP) Numa célula de planta frutífera, vista ao microscópio, observaram-se várias organelas, exceto:
a) mitocôndrias   b) ribossomos   c) complexo de Golgi   e) centríolos.
5) (MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta estruturas encontradas em todos os tipos de células.
a) núcleo, mitocôndrias e ribossomos
 b) parede celular, ribossomos e nucléolo
c) centríolo, complexo de Golgi e núcleo

d) ribossomos, membrana plasmática e hialoplasma


E.E.D. IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ
PROFª JOANA DARC
BIOLOGIA – 3 ANO  “E”
NOME, Nº E SÉRIE DO ALUNO
O desafio da classificação biológica:
·         Principais critérios de classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas atualmente;
·         Taxionomia e conceito de espécie;
·         Caracterização geral dos cinco reinos: nível de organização, obtenção de energia, estruturas significativas, importância econômica e ecológica;
·         Relações de parentesco entre diversos seres vivos: árvores filogenéticas.

PESQUISE OS TEMAS ACIMA, ESCREVA OU DIGITE.



















RESPONDA AS ATIVIDADES:
1)       (UFAM) A ciência agrupa os seres vivos conforme as características que eles apresentam em comum, onde cada grupo possui um subgrupo, o qual possui outro subgrupo, e a cada reagrupamento as similaridades ficam cada vez mais acentuadas. A classificação básica dos seres vivos está constituída, em ordem decrescente, com as seguintes categorias taxonômicas principais:
A) reino ou divisão, filo, classe, ordem, família, espécie e variedade.
B) divisão, reino, filo, classe, subclasse, família, ordem, gênero e espécie.
C) filo, reino ou divisão, ordem, classe, família, gênero, espécie e variedade.
D) reino, filo ou divisão, classe, ordem, família, gênero e espécie.
E) reino, filo, classe, divisão, ordem, família, gênero, espécie e subespécie.
2)       (UFPB) Considerando-se as características gerais dos indivíduos dos reinos MoneraFungi e Protista, é correto afirmar que, entre os representantes do(s) reino(s):
A) monera, existem organismos eucariontes.
B) fungi, existem organismos fotossintetizantes.
C) protista, não existem organismos eucariontes.
D) monera e fungi, existem organismos autótrofos.
E) monera, existem organismos fotossintetizantes.
3)      (CESMAC/2019-2)  Considerando os conhecimentos de taxonomia, é correto afirmar que as regras de nomenclatura binomial de Lineu estabelecem que
A) o gênero pode ser indicado sem se referir a uma espécie em particular.
B) para se referir a várias espécies de um gênero, pode se usar “sp.”, após a denominação da família.
C) pode-se escrever o nome da espécie sozinho quando o gênero não for conhecido.
D) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em grego.
E) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em itálico e sublinhados.
4)      Explique o que é especiação e qual é a relação desse processo com a teoria de Darwin.
5)      Faça uma tabela comparando as principais teorias evolutivas estudadas nesta unidade, mostrando as semelhanças e diferenças entre elas.
6)      Qual a importância de um sistema de classificação para o desenvolvimento da Ciência?
7)      Atualmente costumamos classificar os seres vivos em sete categorias taxonômicas principais. Marque a alternativa que indica corretamente essas categorias na ordem da categoria de maior abrangência para a mais restrita.
a) Reino – classe – filo – ordem – gênero – família – espécie.
b) Reino – filo – ordem – classe – família – gênero – espécie.
c) Reino – filo – classe – família – ordem – gênero – espécie.

      d) Reino – filo – classe – ordem – família – gênero – espécie


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