REFERENTES AO 1 bimestre
PARA VER AS IMAGENS ACESSE O GOOGLECLASSROOM DA SEE/SP
ATIVIDADE 1 DO 1
BIMESTRE
GEOGRAFIA - 9º
ANO ABC
A CONSTRUÇÃO DO MUNDO GLOBALIZADO
INSTRUÇÕES:
Atividades previstas para serem realizadas em 2 etapas ( três aula em
cada etapa)
ETAPA 1 – Inovações Técnicas e Transformações
espaciais; Sistemas de produção industrial;
ETAPA 2 – Os acordos e associações entre empresas. As
Multinacionais e a nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT);
ATENÇÃO : Em cada uma das etapas o aluno deve ler as
propostas e realizar as atividades e os registros em seus cadernos conforme as
orientações. Prestar atenção para não pular etapas e deixar tudo registrado no
caderno de forma organizada.
- Coloque a data e o assunto principal tratado;
- Copie as perguntas para que o você consiga se familiarizar melhor com o
que está sendo desenvolvido;
- Faça a correção de forma clara para que não fique nenhuma dúvida em
relação ao assunto tratado;
ETAPA 1
Da produção manual a indústria e os novos
sistemas de produção.
Olá galera
Nessa etapa vamos entender as características do
artesanato e da manufatura comparando as duas formas de produção. O
desenvolvimento da manufatura ocorreu enquanto o comércio em larga escala
também se desenvolvia assim como também o crescimento do mercado urbano.
IMAGEM 1
Imagem retirada em: http://industriaearte.blogspot.com/
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IMAGEM 2
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1. Que diferença você observa entre os dois processos de
produção representados nas imagens?
2. Em qual imagem existe maior número de trabalhador?
Qual a consequência disso?
CONTEXTUALIZAÇÃO
Antes do surgimento das fábricas o artesanato era o principal meio de
organização do processo produtivo de utensílios básicos utilizados no cotidiano,
tais como móveis ferramentas e roupas. Os artesãos conheciam todas as etapas de
fabricação de uma mercadoria: compravam a matéria-prima, confeccionavam o
produto e vendiam-no. A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do
artesão. Por isso, o artesanato não
garantia uma produção volumosa. No
século XV, desenvolveu-se o sistema
doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir
certas peças. Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e
revendiam o produto final. Mesmo trabalhando no sistema doméstico, o artesão
ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas de produção da
mercadoria e controlava o tempo necessário para a execução de cada tarefa.
Ruptura no controle dos meios de produção e da família
Os novos processos de organização das
fábricas e da força de trabalho implantados pela Revolução Industrial
provocaram mudanças de fácil percepção:
1. Nestes sistemas o artesão deixou de
ser o dono dos instrumentos;
2. O local de trabalho passou a ser nos
galpões das fábricas; e,
3.
Os
trabalhadores passaram a ceder a sua força de trabalho em troca de um salário.
A manufatura surge no mesmo período,
quando estes empresários começam a agrupar os artesãos em grandes galpões para
controlar melhor a produção. Neste sistema a produção era dividida em
diferentes etapas, cada qual realizada por um trabalhador, contando com o
auxílio de ferramentas e algumas máquinas simples.
As Maquinofaturas
CONCEITO
Maquinofatura é um sistema de
produção que tem como base, para a fabricação de bens materiais, o uso de
máquinas movidas por fontes de energias relacionadas à transformação
físico-química.
Origem da maquinofatura na Revolução Industrial
Na Revolução Industrial Inglesa
do século XVIII havia a necessidade de aumentar a produção, diminuir os custos
e aumentar os lucros. Os engenheiros e inventores passaram a criar máquinas
(principalmente teares mecânicos) movidas a vapor, que tinha como fonte de
energia a queima do carvão mineral. Aos poucos, as máquinas a vapor, típicas da
maquinofatura, foram substituindo as de manufatura.
A substituição da manufatura pela
maquinofatura foi fundamental para a industrialização dos países europeus nos
séculos XVIII e XIX e de outros países do mundo no séculos XIX e XX (Estados
Unidos, Japão, Rússia, Brasil, entre outros). Com o uso da maquinofatura também
houve um fortalecimento do capitalismo,
que passou para uma nova fase conhecida como Capitalismo Industrial
desencadeando profundas transformações no espaço geográfico e nas relações
entre países e pessoas.
Assista ao vídeo
“Revolução Industrial” no LINK
Depois da leitura dos textos
assinale a resposta correta.
1. Foi a
primeira etapa de transformação da matéria-prima, sem o uso de máquinas, e sim
de ferramentas, no qual o artesão realiza sozinho todas as etapas de
transformação:
a) Agricultura
b) Artesanato
c) Manufatura
2. Sobre o Artesanato, assinale a opção
incorreta:
a) Primeira etapa de transformação de
matérias-primas.
b) Nenhuma divisão do trabalho.
c) O artesão não utiliza ferramentas e
também não tem um ajudante.
De acordo com o vídeo respondam as questões.
1. Qual o nome do país retratado no
vídeo? Qual continente ele pertence?
2. Que nome se deu a manufatura
desenvolvida dentro de casa e nas aldeias?
3. Quais os três tipos de máquinas destruíram o velho
mundo e construíram o novo mundo?
4. De acordo com o vídeo, quem é o capitalista?
Olá galera
Nesse momento, vamos entender que da segunda metade do
século XIX em diante, a descoberta da eletricidade e a invenção do motor a
combustão, do automóvel, do telefone e do telégrafo provocaram transformações
ainda maiores no espaço geográfico mundial. A concorrência entre as potências
europeias, enriquecidas pela exploração das colônias durante o período
Mercantilista, estimulou o investimento em tecnologias (máquinas) que
permitiram mais rapidez e eficiência produtiva.
Sistemas de produção industrial
CONTEXTUALIZAÇÃO
O processo de desenvolvimento industrial começou no
fim do século XVIII e início do século XIX, a partir daí houve a necessidade de
buscar maneiras de melhor controlar os gastos, a produtividade, o trabalhador e
o retorno financeiro.
Diante disso, no decorrer do tempo
surgiram diversos tipos de modelos e sistemas de produção industrial, um tipo
sempre superava o outro de acordo com o momento histórico e suas respectivas
necessidades.
Taylorismo
Teve início no começo do século
passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O
criador desse sistema produtivo foi Frederick Taylor, que acreditava na
especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única
atividade, por exemplo, alguém que colocava os faróis nos automóveis na
indústria automobilística faria apenas isso o dia todo sem conhecer os
procedimentos das outras etapas da produção, além de monitorar o tempo gasto
para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande
rendimento em seu trabalho.
Fordismo
Essa modalidade de produção foi
criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua
ideia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na
especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de
montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia
sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a
produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a
produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.
Toyotismo
Sistema de produção criado no Japão
que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu
na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. Nessa
modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o
operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse
sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com
intenção de regular os estoques e a matéria-prima.
Assista ao filme
“TEMPOS MODERNOS “ no Link
ATIVIDADE SOBRE O FILME TEMPOS MODERNOS
1. Em relação ao filme “ Tempos Modernos” e com o
processo de industrialização retratada nas imagens, identifique os aspectos que
a caracterizam colocando V se for verdadeiro e F se for falso.
( ) alto uso das tecnologias de
informação no processo produtivo e pouca produção;
( ) uso da inteligência
artificial e possibilidade de gerenciamento central da produção em diversas
partes do mundo;
( ) Trabalho em série com pouca mobilidade
e aperfeiçoamento dos funcionários;
( ) Péssimas condições de
trabalho no que se refere ao caráter psicológico dos operários;
2. Qual é o tema central do filme “Tempos Modernos”?
3. Vimos nessa etapa três sistemas de produção industrial
o taylorismo, fordismo e toyotismo. Quais
desses sistemas o filme retrata?
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