Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de maio de 2020

ATIVIDADE 1 - 9ABC REFERENTES AO 1 bimestre

ATIVIDADE 1 - 9 ABC
REFERENTES AO 1 bimestre 
PARA VER AS IMAGENS ACESSE O GOOGLECLASSROOM DA SEE/SP


ATIVIDADE 1 DO 1 BIMESTRE
GEOGRAFIA  -  9º ANO ABC

         A CONSTRUÇÃO DO MUNDO GLOBALIZADO

INSTRUÇÕES:
Atividades previstas para serem realizadas em 2 etapas ( três aula em cada etapa)
ETAPA  1 –  Inovações Técnicas e Transformações espaciais; Sistemas de produção industrial;
ETAPA  2 –  Os acordos e associações entre empresas. As Multinacionais e a nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT);


ATENÇÃO  :  Em cada uma das etapas o aluno deve ler as propostas e realizar as atividades e os registros em seus cadernos conforme as orientações. Prestar atenção para não pular etapas e deixar tudo registrado no caderno de forma organizada.
- Coloque a data e o assunto principal tratado;
- Copie as perguntas para que o você consiga se familiarizar melhor com o que está sendo desenvolvido;
- Faça a correção de forma clara para que não fique nenhuma dúvida em relação ao assunto tratado;
                                                    ETAPA 1
               Da produção manual a indústria e os novos sistemas de produção.
Olá galera
Nessa etapa vamos entender as características do artesanato e da manufatura comparando as duas formas de produção. O desenvolvimento da manufatura ocorreu enquanto o comércio em larga escala também se desenvolvia assim como também o crescimento do mercado urbano.                 
IMAGEM          1
IMAGEM   2

1. Que diferença você observa entre os dois processos de produção representados nas imagens?
2. Em qual imagem existe maior número de trabalhador? Qual a consequência disso?
CONTEXTUALIZAÇÃO
Antes do surgimento das fábricas o artesanato era o principal meio de organização do processo produtivo de utensílios básicos utilizados no cotidiano, tais como móveis ferramentas e roupas. Os artesãos conheciam todas as etapas de fabricação de uma mercadoria: compravam a matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no. A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do artesão. Por isso, o artesanato não garantia uma produção volumosa.  No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças. Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final. Mesmo trabalhando no sistema doméstico, o artesão ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas de produção da mercadoria e controlava o tempo necessário para a execução de cada tarefa.
Ruptura no controle dos meios de produção e da família
Os novos processos de organização das fábricas e da força de trabalho implantados pela Revolução Industrial provocaram mudanças de fácil percepção:
1.     Nestes sistemas o artesão deixou de ser o dono dos instrumentos;
2.     O local de trabalho passou a ser nos galpões das fábricas; e,
3.     Os trabalhadores passaram a ceder a sua força de trabalho em troca de um salário.
A manufatura surge no mesmo período, quando estes empresários começam a agrupar os artesãos em grandes galpões para controlar melhor a produção. Neste sistema a produção era dividida em diferentes etapas, cada qual realizada por um trabalhador, contando com o auxílio de ferramentas e algumas máquinas simples.
As Maquinofaturas
CONCEITO
Maquinofatura é um sistema de produção que tem como base, para a fabricação de bens materiais, o uso de máquinas movidas por fontes de energias relacionadas à transformação físico-química.

Origem da maquinofatura na Revolução Industrial

Na Revolução Industrial Inglesa do século XVIII havia a necessidade de aumentar a produção, diminuir os custos e aumentar os lucros. Os engenheiros e inventores passaram a criar máquinas (principalmente teares mecânicos) movidas a vapor, que tinha como fonte de energia a queima do carvão mineral. Aos poucos, as máquinas a vapor, típicas da maquinofatura, foram substituindo as de manufatura.

A substituição da manufatura pela maquinofatura foi fundamental para a industrialização dos países europeus nos séculos XVIII e XIX e de outros países do mundo no séculos XIX e XX (Estados Unidos, Japão, Rússia, Brasil, entre outros). Com o uso da maquinofatura também houve um fortalecimento do capitalismo, que passou para uma nova fase conhecida como Capitalismo Industrial desencadeando profundas transformações no espaço geográfico e nas relações entre países e pessoas.

Assista ao vídeo “Revolução Industrial” no LINK
 
 Depois da leitura dos textos assinale a resposta correta.
1. Foi a primeira etapa de trans­formação da matéria-prima, sem o uso de máquinas, e sim de ferramentas, no qual o artesão rea­liza sozinho todas as etapas de transformação:
a)  Agricultura
b) Artesanato
c) Manufatura


2. Sobre o Artesanato, assinale a opção incorreta:
a) Primeira etapa de transformação de matérias-primas.
b) Nenhuma divisão do trabalho.
c) O artesão não utiliza ferramentas e também não tem um ajudante.
De acordo com o vídeo respondam as questões.
1. Qual o nome do país retratado no vídeo? Qual continente ele pertence?
2. Que nome se deu a manufatura desenvolvida dentro de casa e nas aldeias?
3. Quais os três tipos de máquinas destruíram o velho mundo e construíram o novo mundo?
4. De acordo com o vídeo, quem é o capitalista?
                        Olá galera
Nesse momento, vamos entender que da segunda metade do século XIX em diante, a descoberta da eletricidade e a invenção do motor a combustão, do automóvel, do telefone e do telégrafo provocaram transformações ainda maiores no espaço geográfico mundial. A concorrência entre as potências europeias, enriquecidas pela exploração das colônias durante o período Mercantilista, estimulou o investimento em tecnologias (máquinas) que permitiram mais rapidez e eficiência produtiva.
Sistemas de produção industrial
CONTEXTUALIZAÇÃO
O processo de desenvolvimento industrial começou no fim do século XVIII e início do século XIX, a partir daí houve a necessidade de buscar maneiras de melhor controlar os gastos, a produtividade, o trabalhador e o retorno financeiro.
Diante disso, no decorrer do tempo surgiram diversos tipos de modelos e sistemas de produção industrial, um tipo sempre superava o outro de acordo com o momento histórico e suas respectivas necessidades.
Taylorismo
Teve início no começo do século passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O criador desse sistema produtivo foi Frederick Taylor, que acreditava na especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única atividade, por exemplo, alguém que colocava os faróis nos automóveis na indústria automobilística faria apenas isso o dia todo sem conhecer os procedimentos das outras etapas da produção, além de monitorar o tempo gasto para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho.
Fordismo
Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua ideia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.
Toyotismo
Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. Nessa modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com intenção de regular os estoques e a matéria-prima.
Assista ao filme “TEMPOS MODERNOS “ no Link

ATIVIDADE SOBRE O FILME TEMPOS  MODERNOS
1. Em relação ao filme “ Tempos Modernos” e com o processo de industrialização retratada nas imagens, identifique os aspectos que a caracterizam colocando V se for verdadeiro e F se for falso.
(    ) alto uso das tecnologias de informação no processo produtivo e pouca produção;
(    ) uso da inteligência artificial e possibilidade de gerenciamento central da produção em diversas partes do mundo;
(    ) Trabalho em série com pouca mobilidade e aperfeiçoamento dos funcionários;
(    ) Péssimas condições de trabalho no que se refere ao caráter psicológico dos operários;
2. Qual é o tema central do filme “Tempos Modernos”?
3. Vimos nessa etapa três sistemas de produção industrial o taylorismo, fordismo e toyotismo. Quais desses sistemas o filme retrata?



Nenhum comentário:

Postar um comentário