E.E.
Idalina Macedo Costa Sodre Dona
Atividade
da eletiva Brasil Musical – 9º, 8º e
7º anos (tarde)
Semana
1 – O Brasil no momento do “nascimento” do samba (27/04)
Prof.
Bruno Ian Lupi Jorge
Na atividade dessa semana, traçaremos um breve panorama
da situação política, econômica e social do Brasil nos anos em que os primeiros
sambas foram gravados em nossas terras, e ouviremos o primeiro samba gravado em
estúdio, considerado o marco do “nascimento” do samba brasileiro.
Contexto
histórico
O
Brasil vivia seus primeiros anos de República, proclamada em 1889. A transição
do imperialismo para o republicanismo foi, com toda a burocracia que a nova
forma de governo exigia, muito complicada. Criar novas constituições, adaptar
instituições, atender a interesses políticos diversos, tudo isso considerando
um país com um território de proporções continentais, gerou uma situação de
constante instabilidade.
Com
tudo isso, não é de se espantar que Wenceslau Brás, nono presidente da história
brasileira – sucedido por, nessa ordem: Marechal Deodoro da Fonseca (1891);
Floriano Peixoto (1891-1894); Prudente de Moraes (1894-1898); Campos Sales
(1898-1902); Rodrigues Alves (1902-1906); Afonso Pena (1906-1909); Nilo Peçanha
(1909-1910); Hermes da Fonseca (1910-1914) -, tenha enfrentado grandes
dificuldades para governar. Os militares, representantes do Exército, bem como
grupos opositores estaduais, descontentes com a “Política do Café com Leite[1]”, lhes rendeu uma
interminável dor de cabeça. A maior crise que Wenceslau Brás enfrentou, nesse
sentido, foi a Guerra do Contestado,
na fronteira do sul do Paraná com o norte de Santa Catarina, encabeçada pelo
líder espiritual José Maria.
Além
dos problemas nacionais, o Brasil, como o mundo todo, sofria com os reflexos da
Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Dentre os efeitos negativos gerados por esta guerra à economia brasileira,
destaca-se carestia[2],
desemprego, baixa dos salários reais. Tanto que, em 1917, ocorreram greves
operárias em quase todos os estados brasileiros, mas principalmente em São
Paulo, onde uma greve geral durou mais de uma semana e terminou a cacetadas,
reprimida pela cavalaria da Força Pública paulista e por tropas federais. Além
disso, fomos atingidos pela gripe espanhola, epidemia surgida na Europa em
consequência da guerra, e que no Brasil matou dezenas de milhares de pessoas,
em 1918.
No
que se refere às mudanças sociais, podemos dizer que a República Velha[3] (1889-1930) também foi um
período de profundas transformações. A burguesia
industrial, que começara a surgir no final do Império, expandiu-se lenta
porém constantemente durante a República Velha; o mesmo crescimento pode ser
observado na classe média, acompanhando
o desenvolvimento das atividades urbanas – principalmente em São Paulo e no Rio
de Janeiro -, como as industriais, bancárias, comerciais, de transporte e de
serviços em geral, levando as camadas médias a desenvolverem um processo de
autonomia e afirmação em relação aos outros grupos sociais, tornando-se mais
conscientes de suas forças e necessidades; por fim, crescendo desde o final do
século XIX (19), o operariado também
passou a se fazer ouvir cada vez mais, reivindicando melhoras nas suas
condições de vida e trabalho, principalmente por meio de greves, e muitas vezes
alcançando vitórias. Contudo, a resposta governamental, sempre violenta,
baseava-se na repressão policial, que resultava em espancamentos, feridos e
mortos.
Resumindo,
enquanto a economia e a sociedade brasileiras transformavam-se, o sistema de
governo permanecia imutável, incapaz de acompanhar a evolução geral do país.
Para quaisquer problemas, sociais ou políticos, a resposta do Estado era sempre
a mesma: violência.
E
o samba?
O
samba é um ritmo das massas. Esta, uma de suas características mais marcantes.
Deve ser considerada em nossa aula. Entretanto, antes de entendermos de que maneira ele se encaixa como voz
libertadora nesse contexto de repressão, vamos ouvir o primeiro samba gravado
em estúdio, em 1917. Lhes apresento Pelo
Telefone, interpretada por Donga.
[1] Na
política do café com leite os políticos paulistas e mineiros alternavam-se na
cadeira de Presidente da República, por isso o nome do acordo. As economias
paulista e mineira eram o café e o leite respectivamente, mantinha-se assim a
ordem política e econômica favoráveis à esses Estados mas principalmente aos
oligarcas locais.
[2] encarecimento
do custo de vida.
[3] República
Velha é a denominação dada à primeira fase da República brasileira, que se
estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a Revolução
de 1930, liderada por Getúlio Vargas.
E.E. Idalina Macedo
Costa Sodre Dona
Atividade da eletiva
Brasil Musical – 9º, 8º e 7º anos (tarde)
Semana 2 – O Brasil
no momento do “nascimento” do samba (04/05)
Prof. Bruno Ian Lupi
Jorge
Na
atividade dessa semana, analisaremos a história do samba, e entenderemos porque
ele se tornou a “voz” de muitos daqueles que gritavam contra a opressão do
Estado brasileiro.
Samba: origens e
desenvolvimentos
Para
termos uma noção da história de ritmo musical que pretendemos estudar, sugiro a
leitura do texto do canal de conhecimento Toda
Matéria. Para conseguirmos alcançar uma leitura satisfatória, devemos nos
atentar aos seguintes temas:
- Qual(is) a(s) origem(ns) do samba?
- Qual o grupo étnica responsável
por sua criação?
- Quais os grupos sociais o desenvolveram?
Quais grupos sociais o adotaram posteriormente?
- Qual a importância do rádio para a
popularização do samba?
OBS: as perguntas acima visam à
configuração de um norte para os alunos, e portanto, não necessitam de
respostas expressas.
Link para o texto: https://www.todamateria.com.br/samba/
Feita
a leitura, veremos um vídeo do historiador Luiz Antônio Simas sobre o “lugar”
do samba dentro da sociedade. Seguem questionamentos para se conduzir uma
análise satisfatória do vídeo:
- Que grupos sociais do Rio de
Janeiro podemos considerar como berço do samba?
- Em que sentido o samba
funcionava como resistência cultural desses grupos?
- Qual a relação do samba com o
combate ao racismo vindo do próprio governo?
- Pode o samba ser considerado um
“grito” de resistência?
OBS¹: as perguntas acima, como no
caso do texto, tem a função apenas de guiar a análise do vídeo.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=E0CYpB0iGiU
Atividade
A
atividade avaliativa consistirá na pesquisa biográfica de um dos
cantores/compositores estudados nas aulas; além disso, uma canção terá que ser
escolhida conforme o gosto do aluno, a fim de que eles possam adquirir uma
certa indimidade com o tema das aulas. As atividades serão individuais e
deverão ser entregues no email do professor (bruno_ian_lupi@hotmail.com), com
os respectivos nomes, números e salas dos alunos, e posteriormente entregues,
se possível, no retorno às aulas presenciais.
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