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quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividades das duas primeiras semanas do curso Brasil Musical, do professor Bruno


E.E. Idalina Macedo Costa Sodre Dona
Atividade da eletiva Brasil Musical – 9º, 8º e 7º anos (tarde)
Semana 1 – O Brasil no momento do “nascimento” do samba (27/04)
Prof. Bruno Ian Lupi Jorge

            Na atividade dessa semana, traçaremos um breve panorama da situação política, econômica e social do Brasil nos anos em que os primeiros sambas foram gravados em nossas terras, e ouviremos o primeiro samba gravado em estúdio, considerado o marco do “nascimento” do samba brasileiro.
             
Contexto histórico

O Brasil vivia seus primeiros anos de República, proclamada em 1889. A transição do imperialismo para o republicanismo foi, com toda a burocracia que a nova forma de governo exigia, muito complicada. Criar novas constituições, adaptar instituições, atender a interesses políticos diversos, tudo isso considerando um país com um território de proporções continentais, gerou uma situação de constante instabilidade.
Com tudo isso, não é de se espantar que Wenceslau Brás, nono presidente da história brasileira – sucedido por, nessa ordem: Marechal Deodoro da Fonseca (1891); Floriano Peixoto (1891-1894); Prudente de Moraes (1894-1898); Campos Sales (1898-1902); Rodrigues Alves (1902-1906); Afonso Pena (1906-1909); Nilo Peçanha (1909-1910); Hermes da Fonseca (1910-1914) -, tenha enfrentado grandes dificuldades para governar. Os militares, representantes do Exército, bem como grupos opositores estaduais, descontentes com a “Política do Café com Leite[1]”, lhes rendeu uma interminável dor de cabeça. A maior crise que Wenceslau Brás enfrentou, nesse sentido, foi a Guerra do Contestado, na fronteira do sul do Paraná com o norte de Santa Catarina, encabeçada pelo líder espiritual José Maria.
Além dos problemas nacionais, o Brasil, como o mundo todo, sofria com os reflexos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Dentre os efeitos negativos gerados por esta guerra à economia brasileira, destaca-se carestia[2], desemprego, baixa dos salários reais. Tanto que, em 1917, ocorreram greves operárias em quase todos os estados brasileiros, mas principalmente em São Paulo, onde uma greve geral durou mais de uma semana e terminou a cacetadas, reprimida pela cavalaria da Força Pública paulista e por tropas federais. Além disso, fomos atingidos pela gripe espanhola, epidemia surgida na Europa em consequência da guerra, e que no Brasil matou dezenas de milhares de pessoas, em 1918.
No que se refere às mudanças sociais, podemos dizer que a República Velha[3] (1889-1930) também foi um período de profundas transformações. A burguesia industrial, que começara a surgir no final do Império, expandiu-se lenta porém constantemente durante a República Velha; o mesmo crescimento pode ser observado na classe média, acompanhando o desenvolvimento das atividades urbanas – principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro -, como as industriais, bancárias, comerciais, de transporte e de serviços em geral, levando as camadas médias a desenvolverem um processo de autonomia e afirmação em relação aos outros grupos sociais, tornando-se mais conscientes de suas forças e necessidades; por fim, crescendo desde o final do século XIX (19), o operariado também passou a se fazer ouvir cada vez mais, reivindicando melhoras nas suas condições de vida e trabalho, principalmente por meio de greves, e muitas vezes alcançando vitórias. Contudo, a resposta governamental, sempre violenta, baseava-se na repressão policial, que resultava em espancamentos, feridos e mortos.
Resumindo, enquanto a economia e a sociedade brasileiras transformavam-se, o sistema de governo permanecia imutável, incapaz de acompanhar a evolução geral do país. Para quaisquer problemas, sociais ou políticos, a resposta do Estado era sempre a mesma: violência.

E o samba?

O samba é um ritmo das massas. Esta, uma de suas características mais marcantes. Deve ser considerada em nossa aula. Entretanto, antes de entendermos  de que maneira ele se encaixa como voz libertadora nesse contexto de repressão, vamos ouvir o primeiro samba gravado em estúdio, em 1917. Lhes apresento Pelo Telefone, interpretada por Donga. 







[1] Na política do café com leite os políticos paulistas e mineiros alternavam-se na cadeira de Presidente da República, por isso o nome do acordo. As economias paulista e mineira eram o café e o leite respectivamente, mantinha-se assim a ordem política e econômica favoráveis à esses Estados mas principalmente aos oligarcas locais.
[2] encarecimento do custo de vida.
[3] República Velha é a denominação dada à primeira fase da República brasileira, que se estendeu da Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até a Revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas.




E.E. Idalina Macedo Costa Sodre Dona
Atividade da eletiva Brasil Musical – 9º, 8º e 7º anos (tarde)
Semana 2 – O Brasil no momento do “nascimento” do samba (04/05)
Prof. Bruno Ian Lupi Jorge

                Na atividade dessa semana, analisaremos a história do samba, e entenderemos porque ele se tornou a “voz” de muitos daqueles que gritavam contra a opressão do Estado brasileiro.

Samba: origens e desenvolvimentos

                Para termos uma noção da história de ritmo musical que pretendemos estudar, sugiro a leitura do texto do canal de conhecimento Toda Matéria. Para conseguirmos alcançar uma leitura satisfatória, devemos nos atentar aos seguintes temas:
 - Qual(is) a(s) origem(ns) do samba?
- Qual o grupo étnica responsável por sua criação?
 - Quais os grupos sociais o desenvolveram? Quais grupos sociais o adotaram posteriormente?
 - Qual a importância do rádio para a popularização do samba?

OBS: as perguntas acima visam à configuração de um norte para os alunos, e portanto, não necessitam de respostas expressas.


                Feita a leitura, veremos um vídeo do historiador Luiz Antônio Simas sobre o “lugar” do samba dentro da sociedade. Seguem questionamentos para se conduzir uma análise satisfatória do vídeo:
- Que grupos sociais do Rio de Janeiro podemos considerar como berço do samba?
- Em que sentido o samba funcionava como resistência cultural desses grupos?
- Qual a relação do samba com o combate ao racismo vindo do próprio governo?
- Pode o samba ser considerado um “grito” de resistência?
OBS¹: as perguntas acima, como no caso do texto, tem a função apenas de guiar a análise do vídeo.


Atividade

                A atividade avaliativa consistirá na pesquisa biográfica de um dos cantores/compositores estudados nas aulas; além disso, uma canção terá que ser escolhida conforme o gosto do aluno, a fim de que eles possam adquirir uma certa indimidade com o tema das aulas. As atividades serão individuais e deverão ser entregues no email do professor (bruno_ian_lupi@hotmail.com), com os respectivos nomes, números e salas dos alunos, e posteriormente entregues, se possível, no retorno às aulas presenciais.




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